É uma tarefa desafiadora gerenciar uma empresa!

 

O mercado encontra-se em crise, e os riscos envolvidos ao se abrir um negócio parecem multiplicar-se a cada dia.

Entretanto ser um feito desafiador não significa ser impossível, para alcançar o êxito basta que aqueles responsáveis pela gestão se cerquem dos conhecimentos e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de uma administração competente e eficiente, apta a desviar dos perigos diários e dos prejuízos trazidos por decisões ruins.

A saída mais indicada para reverter situações de risco evidentes quando as empresas se encontram fora de controle e sentem dificuldade em encontrar e acessar suas informações são os chamados Sistemas ERP, do termo em inglês Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Corporativos/Empresariais, em tradução livre.

Nesse jogo de suspense e emoção, que é, comandar um negócio, se destacam aqueles profissionais dispostos a usar a tecnologia e todas as suas vertentes como auxiliadoras do processo de gestão, de igual modo acontece com os que investem em novas soluções de Tecnologia da Informação, ramo conhecido popularmente como TI.

 

Como funciona um Sistema ERP?

 Antes de entrar no mérito de custos e investimentos é interessante conhecer um pouco sobre o funcionamento dos sistemas de gestão integrada, outra nomenclatura para os Sistemas ERP.

Como o próprio “apelido” denuncia, um sistema ERP promove a integração entre os materiais produzidos em sua empresa, o que acontece através de um banco de dados e interface comuns a todos os setores.

Mas, não é apenas isso, conceitos como os de Big Data e Business Intelligence são responsáveis por transmitir relevância a todo o conteúdo que passa pelo software, transformando a grande quantidade bruta de informações em conhecimentos úteis para a administração do seu negócio.

 

Quais mudanças o Sistema ERP trará para minha rotina?

Na prática, a implantação de sistema ERP proporciona uma comunicação mais efetiva entre os departamentos da sua empresa, diminuindo a quantidade de retrabalho, evitando a recorrência de falhas humanas, e automatizando atividades e processos.

Desta maneira economiza-se tempo, dinheiro e esforço.

O ERP irá atuar em toda a empresa levando e devolvendo informações atualizadas com agilidade e confiabilidade otimizando o tempo do gestor, que não precisará buscar inúmeras planilhas, papeladas ou gastar suas energias em reuniões constantes para saber qual o andamento de seus negócios.

Dentre as funcionalidades de um sistema ERP, podem-se encontrar diversos módulos, que categorizam as operações de sua empresa, tais como: contas a pagar, contas a receber, fluxo financeiro, faturamento, vendas, pedidos e orçamentos realizados em “stand by”, emissão de documentação obrigatória para os fiscos (NF-e, NFC-e, SPED Fiscal, entre outros), controle de estoque, controle de produção e inúmeras rotinas destinadas a cada ramo específico.

 

Quais os tipos de Sistema ERP disponíveis no mercado?

As duas vertentes de ERP disponíveis no mercado são os chamados sistemas locais e os sistemas em nuvem, cada um com algumas particularidades no formato de armazenamento dos dados.

  • Sistemas ERP Locais: Funcionam a partir da instalação de um software nos computadores da empresa, e da sua integração a partir de um servidor, espaço físico para o armazenamento de dados dentro dos limites da empresa.
  • Sistemas ERP na Nuvem:  Trabalham a partir dos dados salvos na rede mundial de computadores, aqui apelidada de nuvem.

 

Quais os custos trazidos por um ERP?

 Você deve estar questionando se a implantação de sistema ERP está ao alcance da sua empresa, imaginando que os valores altíssimos de investimento irão engavetar o plano de modernização dos seus negócios, entretanto, os valores envolvidos neste processo são muito variáveis, alterando-se de acordo com suas necessidades e com o método adotado por cada software, afinal como informamos, empresas de sistema ERP podem trabalhar de diferentes formas.

Antes de adquirir e realizar a implantação de sistema ERP faça a seguinte a análise de custos envolvidos:

  1. Quanto estamos arrecadando com vendas?
  2. Quanto é a nossa margem de lucro?
  3. Quantos produtos dispomos em estoque?

Saiba, que essas questões e muitas outras podem ser facilmente respondidas por meio de um sistema de gestão ERP.

Como ERP sua empresa possui mais flexibilidade, mobilidade e consequentemente mais tecnologia para transformar seus negócios! 

 


Soluções Relacionadas

Software Solução ERP Space Guardian - Grupo Space Informática Módulo MDF-e, Manifesto de Documento Fiscal eletrônico (Grupo Space Informática) Módulo NFC-e - Nota Fiscal Consumidor - Grupo Space Informática

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL

  • REDES SOCIAIS:
  • Fale com a nossa equipe e conheça as soluções que
    preparamos para a sua empresa:

  • Envie uma mensagem
  • (31) 3198-0200
  • (31) 98308-7366 Financeiro
  • (31) 99175-9223 Comercial
  • Horário de atendimento: de segunda à sexta de 08:00 às 18:00.
  • Plantão de atendimento:
  • (31) 99175-6543
  • Sábado: 08:00 às 18:00
    Dom. e feriados: 08:00 às 12:00
    grupo space informatica Alameda Patativas, 246 • Bairro Cabral • Contagem, MG.
    CEP: 32146-039
    Todos os direitos reservados.
    Site Desenvolvido por: 🚀 Agência Digital HGX Soluções Web Criação de Sites e Marketing Digital