Qual a diferença entre NF-e e NFC-e?
Vamos falar um pouco sobre a NF-e e NFC-e, apresentando as diferenças, quais são as vantagens — e também desvantagens — que elas apresentam. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo!
Diferenças
NF-e
A Nota Fiscal Eletrônica foi criada para documentar eletronicamente, todas as operações comerciais — seja para a venda de produtos ou para a prestação de serviços. Ela entrou em vigor em 2006 e substituiu os modelos impressos 1 e 1A.
NFC-e
A Nota Fiscal Consumidor Eletrônica é um documento digital fiscal que registra as transações comerciais realizadas entre empresas e consumidor final, substituindo o cupom fiscal.
Atendem a todas as situações possíveis:
VENDA COMPRA
DEVOLUÇÃO
TRANSFERÊNCIA DE MERCADORIA
EXPORTAÇÃO
ECF / NFC-e / DANFE NFC-e
Mudança: ECF e NFC-e
O motivo da migração da tecnologia do ECF para a NFC-e, é a automatização do processo de emissão de notas e um maior controle do FISCO sobre os estabelecimentos comerciais.
DANFE NFC-e
DANFE significa Documento Auxiliar da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica. É um comprovante que representa de forma sucinta as informações que estão inseridas na NFC-e.
O DANFE também contém a chave de acesso e o QR Code para que o consumidor consiga acessar a nota fiscal do seu dispositivo com internet.
Qual a diferença entre NF-e e NFC-e? / O QR-Code no DANFE NFC-e tem a finalidade de facilitar a consulta aos dados do documento fiscal eletrônico pelos consumidores, mediante leitura com o uso de aplicativo leitor de QR-Code instalado em smartphones ou tablets.
NF-e e NFC-e: No que são iguais?
Ambos, são um Documento Fiscal Eletrônico transmitido pela internet para a SEFAZ.
Requisitos para transmissão da NF-e e da NFC-e
Ter um cerificado digital para assinar digitalmente e garantir a autoria do emissor do documento fiscal.
NF-e ou NFC-e
Permitem a utilização por meio de um documento fiscal auxiliar chamado DANFE (para NF-e) e DANFE NFC-e (para NFC-e).
No conteúdo impresso do documento auxiliar DANFE NFC-e é bem mais simplificado que o DANFE.
Os conceitos de ambos são similares apesar das diferenças para os pequenos varejistas e grandes supermercados.
Por isto, é importante se manterem atualizados as mudanças e possuir um software já homologado para todas as legislações fiscais, evitando assim grandes prejuízos.
As nossas soluções já estão preparadas para o uso obrigatório do NFC-e.
Entre em contato conosco e saiba como adequar sua empresa!